Associados / Farsul

Federação da Agricultura
Farsul

O Sistema Farsul integra três entidades que representam o setor produtivo. A Farsul, Senar-RS e Casa Rural.

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Farsul, entidade que agrega 137 sindicatos rurais, foi fundada em maio de 1927. Durante sua história, a organização e a união dos produtores rurais em torno das questões do campo foram o objetivo central da entidade, que sempre atua na defesa dos interesses dos produtores rurais gaúchos através da sua representação sindical. Defende os princípios da solidariedade social, da livre iniciativa, do direito à propriedade e da economia de mercado.

O Senar-RS, criado em 15 de abril de 1994, é a instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais, a fim de contribuir na profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida dos produtores.

A Casa Rural – Centro do Agronegócio, criada em abril de 2004, desenvolve soluções e cria alternativas de agregação de renda para os produtores rurais. A entidade possibilita que o homem do campo tenha acesso às informações de mercado, preços e condições diferenciadas por meio de ações de aproximação entre produtores e empresas parceiras, organiza demandas e auxilia nas aquisições de insumos, produtos e serviços essenciais às atividades rurais.

Sempre atenta aos interesses da classe produtora rural do Estado e tendo em vista a pressão mundial pela preservação ambiental aliada ao aumento da demanda por alimentos, a Farsul, através da sua Comissão de Irrigantes, se uniu a outras instituições com o objetivo de aumentar a produtividade das áreas cultivadas por meio da aplicação de tecnologias de ponta como irrigação, agricultura de precisão, biotecnologia, fertilização e manejo de sistemas. Através da convergência de diversos interesses, surgiu o Clube da Irrigação.

Capitaneando esse projeto junto à Universidade Federal de Santa Maria e às empresas comerciais Stara, Fockink, Dekalb, Intacta RR2 PRO, Sistema Roundup Ready Plus e Mosaic, Bayer, Falker o Sistema Farsul, através do Senar-RS e da Casa Rural, vem cumprindo sua missão de levar ao homem do campo a tecnologia e a informação para o aumento da produtividade e da renda do produtor rural.