Sexta-Feira, 03/10/2014

Grande público prestigia o II Encontro de Irrigantes em Cruz Alta

No dia 2 de outubro, o Clube da Irrigação realizou o II Encontro de Irrigantes por Aspersão do Rio Grande do Sul. O encontro fez parte da 61ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio e aconteceu no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Cruz Alta.
O evento reuniu pesquisadores, técnicos e produtores que debateram sobre as lavouras irrigadas, incluindo manejos para alavancar a produtividade das culturas de milho e soja, panoramas da irrigação no estado, os resultados obtidos pelo Clube da Irrigação e as perspectivas futuras.
O encontro iniciou com a palestra sobre Manejos de Insetos e Ácaros nas Culturas da Soja e do Milho, com o engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador Mauro Tadeu Braga, trazendo informações sobre melhores práticas de controle de pragas e as quedas de produtividades que elas podem acarretar sem o devido controle. O doutor em Fitopatologia e professor da Universidade de Passo Fundo, Carlos Forcelini, foi o segundo palestrante da manhã, tratando os Manejos de Doenças para Altos Rendimentos em Soja e Milho, com destaque para o controle da ferrugem asiática que vem afetando as lavouras, sendo um problema também percebido em lavouras irrigadas.
Integração dos Fatores de Produção Aliados a Novas Tecnologias em Nutrição para Altos Rendimentos foi o tema da palestra do consultor técnico Luiz Eduardo Vilela Salgado, que ressaltou a necessidade de conhecer a forma como cada fertilizante age durante o desenvolvimento das culturas para o melhor rendimento das lavouras. O engenheiro e consultor em agronegócio Elmar Floss, trouxe uma análise sobre Manejos de Soja para Altos Rendimentos, refletindo sobre a importância da cultura para a economia brasileira e os desafios para o aumento das produtividades. As atividades da manhã se encerraram com um debate mediado pela jornalista Gisele Leoblein.
Panorama da Irrigação no Rio Grande do Sul e no Brasil foi o tema que abriu as atividades da tarde, com o presidente do Clube da Irrigação, João Augusto Telles, seguido pela apresentação do economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que trouxe a análise econômica entre lavouras de soja e milho em áreas de sequeiro e irrigadas.
A qualidade do plantio como fator multiplicador da produtividade foi o tema da palestra do professor e pesquisador Edson Tanaka. Os resultados e as principais ações do Clube da Irrigação foram apresentadas pelo professor da Universidade de Santa Maria, Telmo Amado, bem como os manejos para as áreas do Clube na safra 2014/15. As atividades se encerraram com um painel de debates entre os palestrantes da tarde.
O II Encontro de Irrigantes teve a participação de 220 pessoas, sendo uma realização do Clube da Irrigação, em parceria com o Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria, Stara, Intacta RR2 PRO, Fockink, Mosaic, Dekalb e Sistema Roundup Ready Plus.

Você encontra as palestras disponíveis para download em: http://www.clubedairrigacao.com.br/download