Quinta-Feira, 11/06/2015

Painel do Encontro de Irrigantes aborda fatores de produção ligados à nutrição de plantas

O III Encontro de Irrigantes por Aspersão do Rio Grande do Sul promoveu nesta quinta-feira painel sobre os fatores de produção ligados à nutrição das plantas. O agrônomo sênior e consultor técnico da Mosaic Fertilizantes Luiz Eduardo Vilela Salgado destacou que é necessário repor nutrientes no solo para garantir a manutenção da produtividade.

– Temos que pensar não em aplicar mais nutrientes, mas em aumentar a eficiência do que já foi aplicado – afirma Salgado.

Salgado destacou ainda que, dentre os mais de 50 fatores que influenciam o crescimento e a produtividade das culturas – como umidade, luz, manejo, utilização de fertilizantes e corretivos – o produtor deve conhecer o solo onde planta.

– Precisamos conhecer nossos solos mais para baixo, além dos 15 a 20 centímetros de profundidade. Ás vezes, (o solo) está muito fértil nas primeiras camadas e ácido mais para baixo – lembra Salgado.

O número de participantes do III Encontro de Irrigantes por Aspersão do Rio Grande do Sul aumentou para cerca de 200 pessoas durante a tarde, entre produtores, empresas parceiras, associados, estudantes e profissionais do setor agrícola.

Sobre o Clube da Irrigação - Criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da FARSUL - Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul, da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto, UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, Stara e Fockink o Clube da Irrigação tem por objetivo oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitem aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade, visando ao aumento da produtividade. Hoje além das fundadoras, o clube conta com as empresas Bayer, Intacta, Mosaic e Roundup Plus.

Confira a programação completa:

8h30min às 9h30min – Credenciamento

9h30min às 9h45min – Abertura – Gisele Loeblein ZH

9h45min às 10h45min – Painel I – Apresentação do Clube da Irrigação – Professor Telmo Amado (UFSM)

10h45min às 12h – Painel II – Novas tecnologias e ferramentas para a determinação das necessidades hídricas das culturas – Drª em Ciência de Solo Mirta Teresinha Petry

12h às 13h30min – Almoço (no local)

13h30min às 14h10min – Painel III – Planta e Solo – Luiz Salgado (Mosaic Fertilizantes)

14h10min às 14h50min – Painel IV – Manejo de Sistema para Altas Produtividades de Milho e Soja – Renato Trentin (Monsanto)

15h às 15h15min – Coffe-break

15h15min às 15h55min – Painel V – Gestão e Propriedade – Antônio da Luz (Sistema Farsul)

15h55min às 16h35min – Painel VI – Gestão e Propriedade – Jorge Verde (produtor irrigante/MG)

16h35min às 17h15min – Painel VII – Gestão e Propriedade – Fabio Olesiak Fabris (produtor irrigante/RS)