atendimento559141-7550

Notícias

Quinta-Feira, 11/06/2015

Painel do III Encontro de Irrigantes aponta pré-requisitos para a sustentabilidade agrícola

Painel do III Encontro de Irrigantes aponta pré-requisitos para a sustentabilidade agrícola

O segundo painel realizado durante a tarde no III Encontro dos Irrigantes por Aspersão do Rio Grande do Sul destacou os pré-requisitos para o desenvolvimento da sustentabilidade agrícola nas propriedades. Renato Trentin, da área de desenvolvimento de produto da Monsanto, ressaltou que os sistemas de produção são dinâmicos e os mecanismos e processos de transformações não se repetem da mesma forma.

– O que funcionou em um ano pode não funcionar no outro. É necessário entender a agricultura como um sistema de produção, não uma cultura de produção. Claro que hoje a rentabilidade de soja é maior, mas temos que pensar a longo prazo – avalia Trentin.

O especialista acrescentou que é preciso aliar boas práticas de produção à tecnologia disponível para o produtor. Segundo Trentin, soluções como maior tolerância a herbicidas, e proteção a pragas foram possíveis graças ao desenvolvimento do setor.

 – A biotecnologia nos dá a garantia de produzir.Sustentar os sistemas de produção viabiliza toda a economia de um estado e de um pais essencialmente agrícola que é o Brasil  – afirma.

Os pré-requisitos apresentados por Trentin para desenvolvimento da sustentabilidade agrícola são produzir bem – com bons níveis de produtividade; produzir sempre, com independência ambiental de clima, doenças e insetos; produzir conservando, isto é, com mínimo impacto ambiental; produzir lucro, ter máxima rentabilidade; e reduzir custos, maximizando os recursos utilizados.

Sobre o Clube da Irrigação - Criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da FARSUL - Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul, da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto, UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, Stara e Fockink o Clube da Irrigação tem por objetivo oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitem aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade, visando ao aumento da produtividade. Hoje além das fundadoras, o clube conta com as empresas Bayer, Intacta, Mosaic e Roundup Plus.

Confira a programação completa:

8h30min às 9h30min – Credenciamento

9h30min às 9h45min – Abertura – Gisele Loeblein ZH

9h45min às 10h45min – Painel I – Apresentação do Clube da Irrigação – Professor Telmo Amado (UFSM)

10h45min às 12h – Painel II – Novas tecnologias e ferramentas para a determinação das necessidades hídricas das culturas – Drª em Ciência de Solo Mirta Teresinha Petry

12h às 13h30min – Almoço (no local)

13h30min às 14h10min – Painel III – Planta e Solo – Luiz Salgado (Mosaic Fertilizantes)

14h10min às 14h50min – Painel IV – Manejo de Sistema para Altas Produtividades de Milho e Soja – Renato Trentin (Monsanto)

15h às 15h15min – Coffe-break

15h15min às 15h55min – Painel V – Gestão e Propriedade – Antônio da Luz (Sistema Farsul)

15h55min às 16h35min – Painel VI – Gestão e Propriedade – Jorge Verde (produtor irrigante/MG)

16h35min às 17h15min – Painel VII – Gestão e Propriedade – Fabio Olesiak Fabris (produtor irrigante/RS)

17h15min - Encerramento

Outras Notícias

1 2 3 4 5