Segunda-Feira, 31/08/2015

Clube da Irrigação marca presença na 38ª Expointer

Visando sempre trazer informações importantes para os produtores irrigantes do Rio Grande do Sul, o Clube da Irrigação está presente pela primeira vez com um estande próprio na 38ª Expointer, em Esteio, que teve início no último dia 29 e vai até o dia 6 de setembro. No espaço do Clube, que está localizado no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil, há a representação de uma lavoura de soja considerada ideal. A propriedade conta com uma irrigação do tipo pivô central, que tem a capacidade de irrigar toda a lavoura e também a pastagem (foto).

A representação da lavoura de soja conta também com um Refúgio, que é uma ferramenta essencial para preservar os benefícios da tecnologia Intacta RR2 Pro por dificultar a seleção de insetos resistentes. Para isso, o produtor deve plantar soja sem a tecnologia em, no mínimo, 20% da área total de soja a uma distância máxima de 800 metros das áreas plantadas com a tecnologia.

Uma cabine simuladora do primeiro pulverizador autopropelido do mundo com bases centrais – o Imperador, da Stara – também está presente no estande do Clube da Irrigação.  As barras centrais garantem maior estabilidade para a pulverização em condições atípicas, permitindo a realização de aplicações em até 32km/h.

No espaço também há um “chimarródromo”. A água quente para o chimarrão é disponibilizada de forma gratuita para os visitantes do estande do Clube da Irrigação.

Sobre o Clube da Irrigação

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da FARSUL – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – e da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto. A necessidade de se obter informações técnicas e econômicas sobre o manejo e a eficiência das novas tecnologias existentes no mercado como agricultura de precisão, genética de sementes, manejo de sistemas e irrigação para o aumento da produtividade com sustentabilidade motivou a busca de parceiros como as empresas Stara e Fockink, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Nos primeiros anos foram implantadas áreas experimentais cultivadas com milho e irrigadas com pivô central em propriedades rurais na metade norte do Estado, onde foram obtidos picos de produtividade de até 280 sacos/ha. Devido à repercussão positiva das ações do Clube da Irrigação e a ampliação da área de atuação para diferentes culturas, em 2013 juntaram-se ao time as empresas Mosaic, Intacta RR2 Pro e Sistema Roundup Ready Plus, trazendo novas tecnologias e lançando novos desafios, em 2014 o Clube passou a contar com a Bayer CropScience e em 2015 com a empresa Falker.

O objetivo é oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitem aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade. Isso é feito através do aprimoramento das práticas já existentes e da adoção de novas tecnologias visando o aumento da produtividade em áreas irrigadas, o aprimoramento técnico constante e a difusão do conhecimento através da troca de experiências.