Segunda-Feira, 21/09/2015

Clube da Irrigação realiza Dia de Campo sobre dinâmica de plantabilidade e boas práticas agronômicas

O Clube da Irrigação, juntamente com os Sindicatos Rurais de Cruz Alta e Pejuçara, realiza no próximo dia 07 de outubro (quarta-feira) um Dia de Campo com o tema “Dinâmica de plantabilidade e boas práticas agronômicas”. O evento será realizado na Agropecuária Nossa Senhora de Fátima (BR 158, km 178), Passo do Inglês, em Pejuçara, na região noroeste do Rio Grande do Sul.

Todas as empresas que compõe o Clube da Irrigação participarão do Dia de Campo e abordarão diversos temas como dessecação antecipada, posicionamento técnico de milho e soja, tratamento de sementes, velocidade de plantio, importância da regulagem de lâminas de irrigação e adubação de sistema.

Conforme o presidente do Clube da Irrigação, João Augusto Telles, o objetivo do evento é expor aos produtores rurais irrigantes as melhores estratégias para a garantia de qualidade e eficiência no plantio.  “Vamos mostrar aos produtores as melhores condições e tecnologias para o manejo de cada plantação. Queremos salientar a importância de um plantio bem feito, o que praticamente garante uma boa colheita”, explica. Telles também destaca que o evento é aberto para produtores e seus colaboradores.

Na próxima edição do Dia de Campo, em janeiro de 2016, será realizada uma avaliação da dinâmica de plantabilidade realizada na edição de outubro.

Sobre o Clube da Irrigação

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da FARSUL – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – e da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto. A necessidade de se obter informações técnicas e econômicas sobre o manejo e a eficiência das novas tecnologias existentes no mercado como agricultura de precisão, genética de sementes, manejo de sistemas e irrigação para o aumento da produtividade com sustentabilidade motivou a busca de parceiros como as empresas Stara e Fockink, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Nos primeiros anos foram implantadas áreas experimentais cultivadas com milho e irrigadas com pivô central em propriedades rurais na metade norte do Estado, onde foram obtidos picos de produtividade de até 280 sacos/ha. Devido à repercussão positiva das ações do Clube da Irrigação e a ampliação da área de atuação para diferentes culturas, em 2013 juntaram-se ao time as empresas Mosaic, Intacta RR2 Pro e Sistema Roundup Ready Plus, trazendo novas tecnologias e lançando novos desafios, em 2014 o Clube passou a contar com a Bayer CropScience e em 2015 com a empresa Falker.

O objetivo é oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitem aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade. Isso é feito através do aprimoramento das práticas já existentes e da adoção de novas tecnologias visando o aumento da produtividade em áreas irrigadas, o aprimoramento técnico constante e a difusão do conhecimento através da troca de experiências.