Sábado, 23/01/2016

Tour de Colheita do Milho - Fazenda Mimosa

Na manhã do dia 22 de janeiro na Fazenda Mimosa, em Santo Ângelo, o Clube da Irrigação realizou o Tour de Colheita do Milho. Na área de intervenção do Clube da Irrigação foram colhidas 40 sacas a mais do que na aérea sem as tecnologias das 11 empresas que o compõem.

Sobre o Clube da Irrigação

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da FARSUL – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – e da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto. A necessidade de se obter informações técnicas e econômicas sobre o manejo e a eficiência das novas tecnologias existentes no mercado como agricultura de precisão, genética de sementes, manejo de sistemas e irrigação para o aumento da produtividade com sustentabilidade motivou a busca de parceiros como as empresas Stara e Fockink, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Nos primeiros anos foram implantadas áreas experimentais cultivadas com milho e irrigadas com pivô central em propriedades rurais na metade norte do Estado, onde foram obtidos picos de produtividade de até 280 sacos/ha. Devido à repercussão positiva das ações do Clube da Irrigação e a ampliação da área de atuação para diferentes culturas, em 2013 juntaram-se ao time as empresas Mosaic, Intacta RR2 Pro e Sistema Roundup Ready Plus, trazendo novas tecnologias e lançando novos desafios, em 2014 o Clube passou a contar com a Bayer CropScience e em 2015 com a empresa Falker e Sistema Irriga.

O objetivo é oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitem aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade. Isso é feito através do aprimoramento das práticas já existentes e da adoção de novas tecnologias visando o aumento da produtividade em áreas irrigadas, o aprimoramento técnico constante e a difusão do conhecimento através da troca de experiências.