Quarta-Feira, 27/01/2016

Clube da Irrigação Promove primeiro Dia de Campo de 2016

Ocorreu na última quarta-feira na Agropecuária Nossa Senhora de Fátima na BR-158, KM 178, em Pejuçara, o primeiro Dia De Campo de 2016. O evento, promovido pelo Clube da Irrigação, teve como objetivo levar até os produtores informações sobre adoção e aplicação de procedimentos para otimizar a produtividade nas lavouras.

O evento contou com três palestras com temas distintos: Campo e Saúde, Regulagem de Colheitadeiras, Tecnologia na Aplicação de Defensivos Agrícolas.

Cassia de Oliveira, enfermeira do trabalho do Senar-RS, foi convidada a falar sobre saúde e boas condições de trabalho para o agricultor no campo. A segunda palestra foi do consultor técnico da Unitec, Marcos Haerter, que mostrou como o investimento na manutenção das colheitadeiras traz um alto retorno financeiro para os produtores. Fabio Leite Ferraz, gerente regional da Mosaic, finalizou o ciclo de conversas ao abordar a aplicação de defensivos agrícolas.

Além disso, profissionais das 11 empresas que formam o Clube da Irrigação realizaram dinâmicas e esclareceram duvidas dos produtores sobre irrigação, agricultura de precisão, manuseio de grãos, entre outros.

Para finalizar o evento, os palestrantes mostraram aos produtores presentes os resultados obtidos pelos agricultores que fazem parte do Clube da Irrigação. Segundo os dados, a produtividade cresceu em até 30% em algums propriedades.

Sobre o Clube da Irrigação

O Clube da Irrigação foi criado em 2010 por iniciativa da Comissão de Irrigantes da FARSUL – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – e da Dekalb, divisão de sementes de milho do grupo Monsanto. A necessidade de se obter informações técnicas e econômicas sobre o manejo e a eficiência das novas tecnologias existentes no mercado como agricultura de precisão, genética de sementes, manejo de sistemas e irrigação para o aumento da produtividade com sustentabilidade motivou a busca de parceiros como as empresas Stara e Fockink, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Nos primeiros anos foram implantadas áreas experimentais cultivadas com milho e irrigadas com pivô central em propriedades rurais na metade norte do Estado, onde foram obtidos picos de produtividade de até 280 sacos/ha. Devido à repercussão positiva das ações do Clube da Irrigação e a ampliação da área de atuação para diferentes culturas, em 2013 juntaram-se ao time as empresas Mosaic, Intacta RR2 Pro e Sistema Roundup Ready Plus, trazendo novas tecnologias e lançando novos desafios, em 2014 o Clube passou a contar com a Bayer CropScience e em 2015 com a empresa Falker e Sistema Irriga.

O objetivo é oferecer aos produtores rurais irrigantes um conjunto de ferramentas que possibilitem aumentar a eficiência no campo com sustentabilidade. Isso é feito através do aprimoramento das práticas já existentes e da adoção de novas tecnologias visando o aumento da produtividade em áreas irrigadas, o aprimoramento técnico constante e a difusão do conhecimento através da troca de experiências.